Pesquisa personalizada

segunda-feira, 8 de junho de 2009

As Sondagens e a Manipulação

Sondagem intercampus para a TVI a uma semana das eleições
As sondagem que nas últimas semanas foram lançadas, antes das eleições, falharam todas... todas! Estão aqui 3 exemplos muitos mais se podiam dar.
No dia das eleições a SIC teve duas sondagens. Uma lançada às 20 horas e outra depois dos primeiros resultados serem apurados a emendar a primeira!
Depois desta constatação, o que aconteceu?
Especialistas em sondagens preparam análise aprofundada aos erros?

Sondagem da Aximage para o Correio da Manhã em 27/5
Órgãos de comunicação social suspendem a divulgação de quaisquer sondagens até ser apurado os motivos de tantos erros?
Prepara-se um estudo encomendado a especialista internacionais?
Jornais e Televisões vão-se limitar a noticiar factos sobre as intervenções das forças políticas e não vão entrar mais em especulações com sondagens?
Nada disto!!! Especialistas em sondagens, comentadores e jornalistas

Sondagem da Eurosondagem para SIC Expresso a 2 dias das eleições

passam por isto como cão por vinha vindimada, nem olham à volta para ver se alguém os topa. E, aproveitam para lançar novas sondagens, com o despudor de quem finge não saber que elas, não reflectem realidade nenhuma, apenas pretendem induzir em erro, manipular, e condicionar a escolha de voto das pessoas.
E no dia das eleições divulgam sondagens feitas à boca das urnas em que dizem que o PS que teve 26% vai ter 39% nas próximas!!! Nem mais!!! É a tentativa desesperada de salvar a derrota de José Sócrates e do PS! Mesmo que fosse credível que 13 % dos eleitores que não votaram no PS dissessem logo de seguida: - mas nas próximas voto! - ainda fica a fantástica manipulação de fazer uma sondagem excluindo os mais de 60% que não foram votar nestas eleições e que, como quem quiser ser sério sabe, parte delas irá votar nas legislativas!
Mas o objectivo das sondagens não é mostrar realidade nenhuma... O Objectivo das sondagens é tentar manipular e condicionar o voto!

Sem comentários: