Pesquisa personalizada

sábado, 25 de abril de 2009

A Revolução está na rua!!

Movimentações entre as 0.30 e as 4.45

Entre as 0.30 e as 3 horas
Inicia a marcha uma força da Escola Prática de Artilharia com destino ao Cristo-Rei em Almada.
Da Escola Prática de Infantaria sai uma força comandada por Rui Rodrigues para ocupar o Aeroporto de Lisboa.
Da Escola Prática de Cavalaria sai uma força comandada por Salgueiro Maia com o objectivo de ocupar o Terreiro do Paço.
De Stª Margarida o pessoal das Companhias de Caçadores 4241 e 4246 prepara-se para ocupar as antenas da Emissora Nacional situadas em Porto Alto.
De Tomar sai Hugo dos Santos para constituir um grupo de comandos destinado a neutralizar o 2º Comandante de Cavalaria 7, Ferrand de Almeida
De Viseu sai uma Companhia que se juntará a outras forças na Figueira da Foz.
Do Campo de Tiro da Serra da Carregueira saí um grupo de homens comandado por Oliveira Pimentel e Frederico Morais, com a missão de tomar os estúdios da Emissora Nacional na rua do Quelhas.
Movimentações ainda em unidades da Região Militar de Lisboa: Batalhão de Caçadores 5, Batalhão de Cavalaria 7, Escola Prática de Administração Militar (com a constituição de um grupo de homens comandados por Teófilo Bento, que tem por objectivo assaltar as instalações da Televisão, ao Lumiar), Escola Prática de Engenharia (que deve fornecer munições e juntar-se ás forças vindas de Santa Margarida.

Pelas 3 horas

Sacramento Marques, Comandante do CIOE de Lamego dá ordem de saída a uma companhia de comandos, sob as ordens de Delgado da Fonseca. Missão: fazer o itinerário Lamego-Porto e ocupar a delegação da PIDE/DGS na capital do Norte.
Carlos Azeredo, Eurico Corvacho, Albuquerque e Boaventura Ferreira penetram no Quartel General da Região Militar do Porto e transformam-no em Posto de Comando do Movimento no Norte do País.
Ocupação quase simultânea de pontos vitais da capital. Começam a ser enviadas para o Posto de Comando as confirmações em código:
Rádio Televisão Portuguesa, Teófilo Bento informa: "Daqui é maior de Lima Cinco. Acabamos de tomar Mónaco sem incidentes".
Rádio Club Português, Santos Coelho informa: "Aqui Grupo Dez. Informo México conquistado sem incidentes".
Emissora Nacional, Frederico Morais informa: "Daqui maior de Lima Dezoito. Informo ocupámos Tóquio sem qualquer incidente".
Quartel-General, Cardoso Fontão informa; "Canadá foi ocupado sem incidentes".

Pelas 3.30 Horas

Santos Júnior, Comandante da PSP do Porto, telefona para o Comando da GNR informando que o QG da Região Militar foi tomado por um grupo de oficiais revoltosos. As ordens não se fazem esperar: prevenção rigorosa. Contactos entre GNR e PSP e Regimento de Cavalaria 6 para libertar o Quartel General. Arriscado Nunes e Martins Rodrigues, Comandante e 2º Comandante do RC6, recusam colaborar e aderem ao Movimento. Contactados Rui Mendonça e Carneiro de Magalhães, respectivamente do Regimento de Infantaria 8 e do Regimento de Infantaria 13, recusam cumprir as ordens dos comandantes.

Pelas 4 horas

Ocupação do Aeroporto de Lisboa. Costa Martins ordena a emissão de instruções que interditam o espaço aéreo português e comunica para o Posto de Comando: "Aqui maior de Lima Dois. Informo Nova Yorque está ocupado e está sob nosso controlo".




Sem comentários: