Pesquisa personalizada

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Combustíveis e hipócritas

Muito se fala dos aumentos dos combustíveis. Comentadores, mais ou menos "encartados", adiantam explicações mais ou menos desprendidas.
São várias as opiniões que vão surgindo sobre a causa do problema, já que as consequências são claras - desastre para a economia das famílias mais desfavorecidas...
Do conjunto de opiniões, dos comentadores encartados que nas Tv's balbuciam explicações, surgem , no essencial, estas:
- Aumento do barril do petróleo nos mercados internacionais devido à especulação...
- Aproveitamento das gasolineiras da situação internacional para inflacionar exageradamente o preço dos combustíveis com o objectivo de aumentarem os lucros!

No entretanto, vem um tal Sarkozy dizer para que se baixe os impostos sobre os combustíveis, apoiado de imediato pelo Sr. Portas de cá! (há que garantir que as gasolineiras não baixam as suas vendas!)

De que se queixam os comentadores e os Sarkozy's/Portas? Não foram eles que quiseram a liberalização do mercado? A livre concorrência?
Não foram eles que defenderam a privatização da Petrogal?
Então aí têm!
Quiseram dar aos privados o domínio, a decisão e o controle do mercado (e do preço) de um produto essencial para a economia e com influência sobre todas as actividades do País. Agora deixem-se de desculpas!
A forma que o País tem para ultrapassar o problema é ser o Estado a ter nas suas mãos o controle e a decisão sobre o mercado dos combustíveis... Mas isso comentadores das Tv's Sarkozys e portas não querem!

Sem comentários: